Programação de atividades diaconal 2022

657

Estamos iniciando mais um ano da graça do Senhor, com isso produzimos uma programação para nossa caminhada comum na Igreja neste ano de 2022, sempre na comunhão com o arcebispo, seus assistentes e a programação da arquidiocese. O Padre Miguel, junto com a CAD, está empenhado na missão que Dom Paulo o designou, Vigário Episcopal para o Diaconado Permanente, de ser a presença e ponte do arcebispo no ministério diaconal na Arquidiocese de Brasília. 

Sabemos das dificuldades e limitações que muitos são submetidos devido aos problemas de saúde, do avançar da idade, assim como as demais provações que a vida nos impõe, por isso temos o dever, a obrigação, a caridade, de caminhar juntos apoiando mutuamente, sobretudo com as orações e ações na fidelidade a Cristo e à Igreja da conversão contínua, fruto da graça sacramental vivida, levando-nos a viver o amor de Jesus na sua imitação.

De acordo com o Diretório do Ministério e da Vida dos Diáconos Permanentes, temos como atividade assumida na vocação, conforme o número 63, “a formação permanente dos diáconos é uma exigência humana na sequência da continuidade com a chamada sobrenatural a servir ministerialmente a Igreja e com a formação inicial para o ministério, ao ponto de se considerar os dois momentos como pertencentes ao único e orgânico percurso de vida cristã e diaconal. (227) Com efeito, «para o que recebe o diaconado há uma obrigação de formação doutrinal permanente, que aperfeiçoa e atualiza cada vez mais a exigência de antes da ordenação», (228) de maneira que a vocação « ao » diaconado tenha continuidade e se exprima sempre de novo como vocação « no » diaconado, através da renovação periódica do « sim, quero », pronunciado no dia da ordenação.”

Temos também um compromisso assumido com a Igreja na vocação do sacramento da ordem, que é a participação no retiro canônico ao menos uma vez por ano. Dom Paulo tem se debruçado no cumprimento deste dever canônico, além de acompanhar através de relatório dos participantes. São muitas opções de datas para os padres, que têm um retiro próprio, mas também um retiro específico para os diáconos e esposas.

Um abençoado ano de 2022, rico da presença de Deus sob a poderosa intercessão da Sempre Virgem Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira do Brasil, de Brasília e da nossa Arquidiocese.

Diácono Paulo César Campos

CAD – Brasília DF